Beber água: Não acredite no que andam dizendo, descubra por quê

Você pode não lembrar disso o tempo todo, mas beber água é essencial e todo mundo sabe disso muito bem.

verdades sobre beber água
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Sessenta por cento (60%) da composição corporal do adulto, e oitenta por cento (80%) na criança, é composto por água.

É esse líquido maravilhoso, que te ajuda a manter seu corpo hidratado e funcionando bem.

Ela atua em diversos processos fisiológicos, por exemplo:

  • Digestão: fazendo parte de importantes substâncias como o suco gástrico;
  • Transporte de substâncias: o oxigênio, nutrientes e sais minerais;
  • Eliminação de substâncias tóxicas ou em excesso através da urina e suor;
  • E destaca-se também por seu papel na regulação da temperatura do corpo (suor).

A água é o principal componente das nossas células e por isso faz bem para a pele, para o cabelo e mantém seu corpo menos suscetível a doenças.

O investimento em cremes ou tratamentos caros não terá o mesmo resultado se você esquecer de beber água.

Afinal, ela está presente em todo o nosso corpo. Ah, não adianta beber dois copinhos de água por dia e achar que está arrasando.

Para cumprir com todo o seu papel de grande importância no nosso organismo, a água precisa ser ingerida na quantidade certa.

 

homem bebendo água
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Um adulto necessita em média de 35ml/kg e uma crianças de 50-60 ml/kg.

É só fazer a conta pra saber que quantidade de água você precisa ingerir para ficar com a saúde em dia.

Mas por falar em saúde em dia, não adianta beber o volume certo de água se a qualidade dessa água não for ideal.

Para isso, você precisa se certificar de beber sempre água tratada saudável e segura.

 

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água para beber
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#Mas o que andam dizendo?

 

Todo mundo deve ingerir 2 litros de água por dia.

Só tem uma coisa de verdadeira nessa frase: Você tem que beber água.

Mas, como já falamos, a quantidade ideal de água varia de pessoa para pessoa. Depende do peso, da prática de atividade física e etc.

Quanto mais clara a urina melhor.

Sim. Uma urina clara é sinônimo de boa hidratação. Mas a urina não precisa ficar transparente.

Isso só significa que sua bexiga que você está bebendo bastante água, e como nosso corpo é inteligente, todo o excesso de líquido ingerido está sendo retirado do corpo.

Por outro lado, se sua urina estiver escura e com  com o odor intenso, você está desidratado.

Preste muita atenção na coloração de sua urina, ela pode te dar sinais de que algo não vai bem, muito além de apenas necessidade de beber água.

Tipos urinas - beber água

 

Sentir sede é um mau sinal.

A sensação de sede é um mecanismo natural do nosso corpo, que tenta se proteger para não ficar desidratado.

Não há nada de errado em sentir sede, mas o ideal é beber água antes mesmo que você esteja com muita sede.

Outro ponto interessante é observar a quantidade de suor. Quem transpira muito precisa ingerir um volume maior de água.

 

Beber água pura é o melhor meio de hidratação.

Apesar da água ser ótima para manter o corpo hidratado, nem sempre ela é a melhor escolha. Isso mesmo.

Depois de exercícios de intensidade moderada por até 1 hora, beber água será a escolha ideal.

Porém, após uma corrida de longa distância, o ideal é ingerir algumas substâncias, chamadas eletrólitos, que ajudam na recuperação e reidratação mais rápida.

Um bom exemplo é o sódio, por esta razão, muitos maratonistas levam consigo cápsulas de sal, para reter o líquido por mais tempo.

Beber muita água desintoxica o organismo.

A ingesta de água auxilia a desintoxicação do organismo, uma vez que através da urina são eliminadas substância prejudiciais ou que estão em excesso no nosso corpo.

Mas, daí a dizer que quanto mais água melhor, é um exagero.

Se a quantidade ingerida for excessiva os rins terão que trabalhar mais e isso pode prejudicar a capacidade de seus rins filtrarem o sangue.

Apesar da probabilidade ser muito baixa, beber água demais pode causar hiponatremia sintomática, que deixa os níveis de sódio no sangue perigosamente baixos.

 

É proibido beber água durante as refeições.

O consumo de água durante as refeições só vai interferir na digestão se o volume for muito grande.

Nesse caso, o estômago terá que produzir uma quantidade maior do ácido responsável pela digestão.

Para as crianças, é interessante observar se a ingesta de líquidos não está interferindo na quantidade de alimento que ela consegue comer.

Mas para as pessoas portadoras de doença de refluxo gastroesofágico, a ingestão de líquidos durante as refeições vai facilitar mais ainda o refluxo, por aumentar a pressão dentro do estômago.

É legal destacar também que a água com gás aumenta ainda mais a pressão no estômago, o que também piora o refluxo.

Para pessoas  com maior suscetibilidade a água com gás pode causar irritação da mucosa do estômago.

Além disso, por de ter dióxido de carbono em sua composição, pode dificultar a absorção de cálcio e aumentar o risco de osteoporose.

 

Água fervida é própria para o consumo.

A água aquecida até o ponto de ferver, e que permaneça fervendo por pelo menos cinco minutos,  está pronta para consumo.

Esse tempo de fervura é suficiente para inativar ou matar a maior parte dos micro-organismos.

Água mineral é sempre boa.

Algumas pessoas andam falando que a água do seu filtro é muito inferior à água mineral, mas não há nada que comprove isso.

A água mineral tem diferentes componentes, incluindo minerais como o ferro e o magnésio.

Mas também tem seus pontos negativos.

Uma das desvantagens da água mineral em relação à água potável do filtro é a falta de flúor em sua composição, que ajuda a prevenir cáries.

A água mineral também tem sódio que em quantidades maiores do que o recomendado, aumenta o risco de várias doenças.

Segundo Edson Aparecido Abdul Nour, professor da Faculdade de Engenharia Civil,  Arquitetura e Urbanismo da Unicamp:

“Se tiver sódio em excesso na água, seu consumo pode aumentar o risco de desidratação, hipertensão, cálculo renal ou de bexiga e problemas cardíacos” (fonte: site uol)

Além disso, é necessário observar o estado de conservação das embalagens e se estão devidamente lacradas.

A água, em si,  não tem prazo de validade, mas a forma como ela é estocada pode fazer o líquido ser contaminado e se deteriorar.

É recomendável, por exemplo, que ela fique longe do sol porque isso afeta a sua qualidade.

A água deve sempre estar inodora (sem cheiro), insípida (sem gosto) e incolor.

 

Água de filtro não é boa.

A água que chega à torneira da sua casa é uma água potável, tratada.

Passa por diversos processos, dentre eles a filtração, decantação e floculação para remoção de elementos.

Os elementos químicos mais utilizados nos processos de purificação da água são:

Cal: Normalmente a aplicação ocorre no início do tratamento, a fim de corrigir o pH (índice de acidez) da água.

Cloro: A adição de cloro é importante para a desinfecção da água. A cloração elimina microorganismos nocivos, evitando doenças.

Flúor: A aplicação de flúor previne e reduz drasticamente a incidência da cárie dentária na população.

Mesmo após ter recebido cloro, que elimina bactérias/microorganismos, a água deve ser novamente filtrada antes de seu consumo.

FILTRO DE ÁGUA

 

E isso é feito através de um bom filtro de água doméstico.

Para garantir uma água potável, limpa e com qualidade, o importante é que você tenha segurança na escolha do filtro.

Por isso, uma excelente dica é comprar seu filtro em uma loja especializada, com produtos certificados pelo Inmetro, e com uma excelente durabilidade e custo benefício.

 

# Como fazer a limpeza do filtro de água?

 

  1. Limpe sempre com um pano limpo e macio;
  2. Use apenas sabão neutro para realizar a limpeza;
  3. Enxágue bem para não ficar nenhum resíduo
  4. Não utilize produtos químicos, esponja ou palha de aço.

Quanto ao refil, cada um tem seu limite de filtragem, a maioria é de 3.000 à 6.000 litros de água.

Essa quantidade de litros de água filtrada normalmente tem duração de 6 meses.

Mas o refil do purificador de uma família com muitas pessoas provavelmente perderá sua funcionalidade bem antes do tempo normal, pelo alto consumo de água.

 

# Três coisas que reduzem a vida útil do refil do seu filtro de água:

  1. A pressão da água muito baixa – parâmetros ideais: 0,7 kgf/cm² (7 metros de coluna de água) e 3,5 kgf/cm² (35 metros de coluna de água);
  2. Canos e/ou a caixa d’água antigos;
  3. Falta de manutenção da limpeza da caixa d’água.

Nunca esqueça, é preciso verificar se a caixa d’água do imóvel está limpa regularmente.

Tanto em um prédio como em uma casa, ela precisa ser lavada a cada seis meses.

 

# Dicas

  • *Se a pressão da água estiver muito alta, reduza o fluxo de água da torneira para evitar danos ao refil do filtro.
  • *Mantenha o purificador de água longe do calor para evitar deformação ou avaria.
  • *Não remova o refil do filtro enquanto estiver usando o purificador de água.
  • *Não use o purificador sem um refil do filtro.
  • *Não coloque o purificador de água onde haja incidência direta da luz do sol.
  • *Se desejar armazenar a água filtrada, use um recipiente limpo e mantenha-o no refrigerador por no máximo um dia para evitar contaminação da água.
  • *Substitua o refil do filtro se estiver entupido para prevenir danos ao purificador de água.
  • *Descarte o refil usado e substitua-o inteiramente por um novo.
  • *Na hora de cozinhar, procure utilizar a água do filtro, assim como para preparar o chá ou café, e ainda para lavar alguns itens como: frutas, verduras, e até mesmo a chupeta e mamadeira do seu bebê.
  • *Tenha atenção também para água que você oferece ao seu bicho de estimação, pois ele também deve consumir água filtrada.

Consumir água é um hábito sempre bem-vindo, é recomendado por médicos, sendo bom para todas as pessoas e de todas as idades.

Com o simples cuidado de consumi-la filtrada, você pode aproveitar os benefícios de beber água potável e pura, garantindo a manutenção de sua saúde e a da sua família.

Entendeu a importância de um bom filtro de água em sua vida?

Deixe seu comentário ou sugestão de novos assuntos a serem abordados no campo abaixo.

 

Um forte abraço da equipe TOC CASA.

Até a próxima.


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