Reforma de banheiro: 6 passos para reformar ou redecorar sem enlouquecer

Fazer uma reforma de banheiro é algo importante para quem quer evitar ser tachado de relaxada(o) ou receber comentários maldosos daquela visita que não consegue segurar a língua.

Mesmo sendo o menor cômodo da residência, seu banheiro também exige manutenção e uma atenção especial.

Então, de nada adianta fazer uma reforma na casa e deixar o banheiro de fora. É como tomar banho e vestir a mesma roupa suja.

Reforma de banheiro - artigo toc casa

 

Se esse é o seu caso ou se você pretende fazer uma reforma de banheiro nos próximos dias ou meses, recomendo que leia esse artigo. Ele pode te salvar de uma encrenca.

Para te ajudar, baseamos nossa pesquisa na necessidade de uma pessoa moderna para construir essa lista com 6 passos infalíveis para quem busca fazer uma reforma de banheiro com sucesso. Confira a seguir:

 


 #1 Gaste tempo planejando seu projeto de reforma de banheiro

 

#1 Gaste tempo planejando de reforma de banheiro
Projetado pelo Freepik

 

Para toda reforma, seja ela pequena ou grande, prepara-se….haverá sofrimento.

Projetos mal planejados e imprevistos geram gastos exorbitantes e podem transformar uma simples reforma em algo de proporções catastróficas, e o seu bolso é a principal vítima.

Existe um antigo ditado que diz:

Se você quer cortar uma árvore na metade do tempo, gaste o dobro do tempo afiando o machado.

 

a) Sou do grupo de pessoas que gosta de pular o planejamento

O planejamento é algo chato e também uma etapa quase irresistível de pular.

As vezes a ansiedade de ver o sonho sendo concretizado logo faz com que as pessoas deixem de lado essa importante etapa.

Mas, é preciso entender que na hora de planejar a reforma da casa ou banheiro é crucial que você coloque tudo na ponta do lápis.

Sem isso, a sua reforma pode acabar passando dos limites e estourando o seu orçamento.

Portanto, quer você goste ou não de planejar é importante que você tenha em mãos um plano detalhado e consistente para ter um controle maior sobre o que vai precisar e quanto vai gastar.

Se você deseja fazer uma reforma de banheiro, mas teme que este serviço acabe tirando a sua tranquilidade, por causa de gastos excessivos, continue lendo esse post até o final para entender como evitar que seu sonho entre pelo cano.

banner 1 - 5 passos para conseguir um financiamento

 


 #2 Tenha um projeto ou um conceito de como quer o banheiro

 

#2 Tenha um projeto ou um conceito de como quer o banheiro
Projetado pelo Freepik

 

Primeiramente é preciso dizer que o significado de “projeto” que vamos tratar nesse tópico diz respeito a projeto conceitual.

Não é o mesmo que projeto arquitetônico.

O projeto arquitetônico vem a partir de todo esse trabalho de pensar e registrar o modelo perfeito de banheiro que você quer.

O projeto conceitual é onde você escreve o que você quer, lista exatamente tudo aquilo que você considera importante para ter o banheiro dos seus sonhos.

Já falamos da importância do planejamento e estamos tratando disso nesse momento.

Mas é também muito importante ter um projeto (um plano) e um conceito de como você deseja decorar seu banheiro.

O projeto é o plano de ação, é o roteiro do que irá acontecer. É uma ideia geral e ampla daquilo que você quer.

Já o conceito é como você pretende usar as cores, elementos de decoração, estilo de banheiro (Retrô, moderno, etc..) e as quais tendências você seguirá.

 

a) Como fazer um bom projeto para reformar seu banheiro.

Para fazer um bom projeto defina as dimensões de espaço que você quer e precisa, liste e defina ideias de estilo e tendências que você gostaria de seguir.

O objetivo aqui é escrever uma declaração de como você quer o seu banheiro. Uma dica  é utilizar uma metodologia denominada de meta SMART

SMART é a união das primeiras letras de um grupo de palavras importantes para o sucesso do seu projeto. Vamos conhece-las:

S” da palavra “Especifica” –  significa que sua meta deve definir o que se quer especificamente;

“M” da palavra “Mensurável” –  Você deve ser capaz de medir os resultados alcançados do seu projeto para saber se você está ou não no caminho certo;

“A” da palavra “Atingível” –  suas metas precisam ser possíveis de atingir;

“R” da palavra “Relevante” – que quer dizer que é preciso identificar o fator motivador, seu objetivo ou projeto deve ser atraente para você.

“T” da palavra “Tempo limite“: quer dizer que todo objetivo ou meta precisa de ter um prazo bem definido.

Depois de entender o que é SMART é hora de colocar em prática.

Escreva sua declaração de escopo. Em projetos escopo é aquilo que define tudo que o financiador do projeto quer que o projeto tenha.

Vamos ver um exemplo de declaração de escopo para seu projeto de reforma de banheiro:

Eu quero um banheiro estilo retrô, pintado com cores claras e com tons de azul nos detalhes.

Quero chuveiro, torneira do lavabo, duchas e acessórios de banheiro em metal com garantia de 10 anos.

 

b) Para que serve um projeto detalhado ou declaração de desejo (escopo)

Talvez você esteja pensando, mas que coisa mais banal de se fazer. Que diferença isso pode fazer para o sucesso de uma reforma de banheiro?

É simples, estudiosos descobriram que nosso cérebro cria constantemente atalhos para economizar energia.

Isso nos faz fazer muitas coisas de forma automática.

Quando somos específicos isso nos leva a pensar, aprofundar o conhecimento de determinada coisa.

Ao alterarmos propositalmente o padrão de funcionamento da nossa mente, garantimos que a informação fique registrada mais facilmente.

Ao discutir seu objetivo com o construtor ou arquiteto  e revisar seu objetivo (declaração de escopo) você fixa seu objetivo cada vez mais em sua cabeça.

Isso contribuirá para te manter focada(o) em seu objetivo e evitará mudanças repentinas que elevam o custo do projeto.

Além disso, um projeto de reforma de banheiro com objetivos claros, metas detalhadas te ajudará a:

* Definir o orçamento de seu projeto com maior segurança;

* Saber quanto vai custar seu projeto;

* Definir uma lista de compras completa;

* Definir os itens de decoração corretos;

* Comprar objetos harmoniosos que trabalhem bem o ambiente que você sonha;

* Evitar desperdício de dinheiro ou espaço;

* Escolher o profissional com a habilidade e conhecimento necessário ao seu projeto;

* Se comunicar claramente com o profissional que executará seu projeto garantindo que ele entendeu o seu desejo e vai executar o projeto exatamente como você quer.

 


 #3 Fique dentro do seu orçamento ou você enlouquecerá

 

#3 Fique dentro do seu orçamento ou você enlouquecerá
Projetado pelo Freepik

 

Depois de planejar e estabelecer o que exatamente você quer, é hora de saber quanto vai custar seu projeto de reforma de banheiro. E claro, saber também se você tem todos os recursos necessários para realizar o projeto dos seu sonhos.

Nesse tópico vamos trabalhar dicas valiosas para você fazer um bom orçamento da sua reforma de banheiro, vamos a elas:

 

a) Defina o tamanho do passo que você pode dar (orçamento) sem se prejudicar;

Saber o tamanho do passo que você pode dar é um dos segredos de sucesso para quem está investindo na melhoria do imóvel.

Se você deixar a emoção dominar e a empolgação tomar conta, pode ser que você transforme seu sonho (banheiro lindo) em pesadelo.

Por isso, dê um passo do tamanho da sua perna. Nada além disso.

Por exemplo, se seu orçamento é R$ 10.000,00 e você precisa de R$ 20.000,00 para fazer a reforma do banheiro, o melhor a fazer é esperar, economizar e só então fazer a reforma.

Caso você pretenda fazer um financiamento, tome cuidado. Só faça isso se o valor da parcela não for comprometer mais do que 30% da sua renda e mais, tenha uma margem de segurança para imprevistos.

Muitas pessoas pegam um financiamento sem qualquer valor reservado para imprevistos, durante a obra se deparam com um problema, e então, se complicam utilizando recursos do cheque especial para não deixar a obra parar.

Se você está pensando em pegar um financiamento, recomendamos que leia o E-book 5-passos-para-conseguir-financiamento-para-reforma

 

 

banner 2 - 5 passos para conseguir um financiamento

 

 

b) Opte por materiais bons e de qualidade para reformar a casa e banheiro;

Diz assim o velho ditado:

O barato pode custar caro. 

Quem nunca sentiu na pele essa verdade. Todo mundo já perdeu algum dinheiro quando comprou um produto ruim baseando a escolha somente no preço.

Isso não quer dizer que produto bom é sempre caro. De fato não é, mas comprar um produto somente pelo preço aumenta seu risco de perder dinheiro e comprar produto de má qualidade.

Por isso é recomendado que você avalie o fornecedor do produto que você deseja para sua reforma de banheiro. Pesquise sobre o que estão falando dele na internet.

Veja em sites e páginas as avaliações dadas a esses fornecedores. Confronte o tempo de garantia do produto.

Converse com vendedores diferentes, converse com pessoas que você sabe que já compraram o produto.

Você pode fazer esse tipo de levantamento para tudo, do profissional que você vai contratar até o material de construção.

Mas acima de tudo, invista naqueles produtos que serão instalados como torneiras, chuveiros, monocomandos, dentre outros.

É importante caprichar na compra desses produtos porque você não vai querer quebrar parede para trocar peças e fazer reparos 6 meses depois de sua reforma.

 

c) Tente evitar ao máximo os desperdícios com compras exageradas

Anteriormente falamos sobre a importância do planejamento. Um dos seus benefícios é evitar desperdícios de materiais comprados em excesso ou compra de itens errados ou inadequados.

Por mais que você consiga em alguns casos fazer a troca do item, sair de casa e gastar tempo no trânsito já é perda de tempo e dinheiro.

A estocagem desses materiais também deve ser feita com cuidado. Cimento ou argamassa se forem molhados estragam. Pisos se não estiverem bem arrumados caem e quebram.

Se for possível estabeleça com seu fornecedor uma cronograma de entrega, faça uma pesquisa do prazo de entrega dos materiais que você vai precisar e estabeleça uma ordem de prioridade para a compra e entrega desses itens.

Por fim, acompanhe o trabalho do profissional observe e oriente-o quanto a trabalhar com uma postura de zero desperdício.

 

d) Contrate uma mão de obra qualificada;

Se você contratou a pessoa errada há grande chance de que você tenha que se contentar com algo mal feito.

Piso mal colocado, box de banho sem o caimento adequado e que acumula água, armários mal instalados, infiltração, torneiras pingando, enfim…. a lista de problemas é enorme.

Não erre na contratação da mão de obra. Converse com pessoas para quem o profissional já trabalhou, se possível peça para ver o trabalho feito.

Imagina ter um banheiro todo mal feito ou ter que quebrar tudo para fazer de novo? Seria uma tragédia. Seria o mesmo que rasgar ou queimar dinheiro.

 

e) Simule preços e prazos de entrega on-line

Uma boa forma de fazer cotação de preços e previsões de entrega de forma rápida é utilizando a internet.

Visitando site de venda de acessórios para banheiro você pode obter preços e dados sobre prazos de entrega.

É normal não termos tempo para visitar lojas diferentes e falar com vendedores tentando encontrar a melhor solução, portanto a internet será sua melhor amiga durante uma reforma ou redecoração.

Entre nos seus sites favoritos ou pesquise no Google o tipo de acessório que você deseja.

Compare preços, insira seu CEP para calcular o frete e ler as avaliações de compradores anteriores nesses sites.

Isso garante agilidade nas cotações de preços e evita que você tenha que gastar tempo visitando várias lojas.

Não tem jeito, você vai precisar sair de casa. Mas, saia quando já souber o que precisa comprar off line e quando já tiver todo o seu planejamento estruturado.

 

f) Compre de uma empresa que te dê garantia e suporte

Quando você deseja um produto e quer saber se ele é de qualidade, olhe a garantia que o fornecedor oferece para o cliente.

Pelo código do consumidor todos os produtos, duráveis e não duráveis devem ter um determinado tempo de garantia.

Pela lei produtos não duráveis possuem garantia de 30 dias, enquanto que os duráveis possuem garantia de 90 dias.

A maioria dos produtos possuem 1 ano de garantia contra defeito de fabricação, mas existem fornecedores que oferecem mais de  1 ano de garantia. Alguns oferecem 5 e até 10 anos.

Veja, a ducha quadrada da Sigma Metais é um ótimo exemplo de produto com 5 anos de garantia.

Portanto, o fornecedor que oferece mais tempo de garantia sabe que o produto dele é de qualidade e que merece a confiança do cliente. Então, fique atento a garantia.

Mas atenção: É comum encontrar muitos produtos importados, principalmente da china, em materiais de construção e lojas de artigos para casa.

Esses produtos devem atender a legislação brasileira no que diz respeito a garantia contra defeitos. Se precisar saber mais leia esse artigo no site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

 

g) Defina a melhor forma de pagamento da sua reforma de banheiro

A vista ou prazo? Na hora de definir como você vai pagar pela reforma do banheiro cuidado para não faltar dinheiro e mais cuidado ainda para não se endividar.

Hoje em dia é possível conseguir financiamento através da Caixa Econômica Federal,  mas isso não é motivo para ultrapassar seus limites.

Com tantas opções disponíveis no mercado, com preços diversos, gastar algumas horas com uma pesquisa em lojas diferentes pode te ajudar a definir a melhor forma de pagamento da reforma.

Comprando a vista é possível negociar bons descontos, enquanto que parcelar o material, pode deixar os recursos financeiros disponíveis para pagar os profissionais que executarão seu projeto.

 


 #4 Inicie seu projeto de reforma do banheiro

 

#4 Inicie seu projeto de reforma do banheiro
Projetado pelo Freepik

 

Finalmente, chegou o dia de iniciar a obra. A ansiedade foi controlada, seu plano está pronto e você não vai precisar de calmantes. Calma, ainda é cedo para abrir mão dos calmantes.

Imagine-se agora como um(a) comandante de um avião. O que eles fazem antes de dar a partida e voar? Pois eles fazem um rigoroso check list.

Imagina esquecer de um detalhe que pode causar um acidente.

Esse é seu caso também, você precisa ter em mãos uma lista para fazer uma checagem se tudo o que você precisa para iniciar está disponível.

Você não vai querer que o profissional responsável pela execução do projeto te chame para dizer que faltou argamassa.

Mas não se preocupe, fazer esse check list não é tão difícil assim. Vai depender mais do quanto seu planejamento está bom.

Volte ao seu planejamento e sua declaração de escopo de projeto de reforma de banheiro e veja o que você escreveu como sendo aquilo que você quer.

A partir dessa descrição você poderá fazer a lista (check list) de tudo que você vai precisar para iniciar o projeto.

 


 #5 Acompanhe a reforma do seu banheiro de perto

 

#5 Acompanhe a reforma do seu banheiro de perto
Projetado pelo Freepik

 

A dica que vamos te dar agora vale cada minuto do seu tempo gasto para ler esse artigo.

Vamos te mostrar agora como acompanhar a obra de perto e com a participação do profissional que vai executa-la.

O acompanhamento é muito importante, ele evitará atrasos e gastos desnecessários.

Você vai aprender o básico de uma metodologia para gerenciamento de projeto chamado SCRUM. Esse método é utilizado para gerenciamento de softwares e é o sucesso do momento.

Alguns de seus conceitos podem te ajudar no gerenciamento da obra. Vamos aprende-lo? É super fácil.

 

a) Primeiro passo: Quadro de acompanhamento

Faça um quadro (Papelão, isopor, cartolina, papel cenário, etc..) com uma medida de mais ou menos 60 cm de altura e 90 cm de cumprimento. Desenhe nele três colunas com o mesmo tamanho.

Escreva no topo da primeira coluna a palavra “Pendente“.  Escreva também no topo da segunda coluna a palavra “fazendo.  Agora vá para terceira coluna e escreva a palavra “feito“.

 

b) Segundo passo: Lista de pendência.

A partir do seu planejamento, crie uma lista de pendência das entregas ou coisas que serão feitas. Não confunda com o check list do tópico anterior.

Agora é hora de listar as etapas do projeto, por exemplo:

* Retirar piso antigo;

* Aplicar impermeabilizante;

*Aplicar piso novo

*Rejuntar;

*Instalar chuveiro;

*Etc..

Não se preocupe ainda em ordena-las, é hora de pensar em tudo o que será feito. Uma dica legal é contar com a ajuda do arquiteto ou profissional que você contratou para fazer essa lista, ele entende do assunto e vai listar tudo o que será feito.

Escreva essas pendências em cartões ou Post Its e cole-os no quadro que você elaborou na coluna de pendentes.

 

c) Terceiro passo: Classificação e priorização

Agora classifique as pendências ou etapas listadas como Grande, Médio ou Pequeno a partir do tempo necessário para executar a atividade/pendência e o projeto como um todo.

Por exemplo: se você juntamente com o profissional calculam que o banheiro está pronto em 30 dias e aplicação do piso vai gastar 10 dias (30%) você pode classificar essa pendência como grande.

No caso da tarefa/pendência de instalação de chuveiro e torneiras gastar um dia, por exemplo, você pode classifica-la  como pequena.

Identifique as atividades ou pendências médias também.

Agora, identifique quais atividades darão menos trabalho e trarão maior avanço ao projeto. Ou seja, quais atividades contribuirão para o maior avanço da obra.

Lembre-se das atividades que precisam ser feitas primeiro, essas também são prioritárias. Por exemplo: Retirar o piso, para depois aplicar o novo revestimento.

O objetivo é fazer com que o executante da obra atue primeiro nas atividades/pendências mais importantes para que o projeto avance rápido.

Isso ajudará maximizando o tempo dos operários, pedreiro, gesseiro, bombeiro hidráulico etc… Assim, enquanto o rejunte seca, o chuveiro pode ser instalado para depois no final ser testado.

Depois de ordenado e priorizado, organize os cartões ou Post Its no seu quadro. Deixe ainda todos os cartões na coluna pendência.

 

d) Quarto passo: Reunião diária

Faça uma reunião diária com os profissionais contratados. Essa reunião deve durar no máximo 15 minutos e três perguntas devem ser feitas a ele:

*Primeira pergunta: O que você fez ontem?

*Segunda pergunta: O que você vai fazer hoje?

*Terceira pergunta: O que exatamente está te atrapalhando de ir mais rápido?

Cada um dos trabalhadores deve ser questionado e deve responder as perguntas. Mova os cartões que eles apontaram que farão naquele dia, da coluna de “pendência” para a coluna de “fazendo“.

Quando eles informarem que completaram totalmente uma tarefa, mova os cartão correspondente a tarefa para a coluna “feito“.

A partir das respostas que eles derem, indicando o que está exatamente está impedindo-os de avançarem mais rápido, você poderá fazer ajustes para que nenhum deles fique ocioso.

Fazendo isso seu projeto de reforma de banheiro terminará no prazo e muito provavelmente dentro do orçamento também. Afinal, quanto mais demora uma obra, mais cara ela fica.

 


 #6 Decore e curta o resultado final

 

#5 Decore e curta o resultado final
Projetado pelo Freepik

 

Pronto, a obra acabou e decoração vai começar. Essa é a hora mais esperada.

Pegue sua lista de compras e vá em busca dos itens de decoração que você precisa para deixar seu banheiro com o conceito que você estabeleceu na fase de planejamento.

Quanto a decoração, a recomendação é curtir, aproveitar, deixar a sua marca, seu estilo e claro observar as tendências para decoração de banheiro.

Há um artigo em nosso blog que mostra o passo a passo sobre decoração criativa, confira e aproveite as dicas para soltar a criatividade.

Outra dica para a parte final do seu projeto é: aproveite, curta. Você se esforçou, caprichou, trabalhou duro. Agora é hora de curtir.

Convide os amigos para um jantar e converse com eles sobre o sucesso que foi seu projeto de reforma de banheiro.

Tenha certeza que seu banheiro, sua decoração e suas ideias podem não agradar todo mundo.

Afinal não podemos agradar a todos. Mas que importância isso tem? O que importa é que você esteja feliz e satisfeita(o) com o resultado.

 


 Para finalizar

Esse artigo pode te ajudar tanto para a reforma de banheiro quanto para reforma de sala, cozinha, área de lazer, quarto, etc…

Espero muito que você tenha gostado, deu um baita trabalho para nossa equipe, mas nossa gratificação é a sua satisfação.

Por isso quero pedir um favor. Deixe um comentário aqui abaixo ou em nossa página no facebook sobre o que mais você gostou no artigo.

Ficaremos felizes em poder saber o que mais te agradou. Isso vai nos ajudar a fazer mais conteúdos de valor pra você.

Se você tem um amigo(a) que está reformando ou decorando algum ambiente da casa, compartilhe com ele esse artigo pela nossa página do facebook.

 

Um grande abraço,

Equipe Toc Casa.