Decoração Criativa passo a passo: tudo o que você precisa para deixar sua casa linda gastando quase nada.

Em tempos de crise, tem vantagem  aquele que sabe usar a criatividade, certo? A proposta de hoje é usar toda sua imaginação para fazer uma decoração criativa para seu lar.

 

E a boa notícia é que os exemplos que daremos são todos muito econômicos, porque nos centramos na técnica Do It Yourself, que em português significa Faça Você Mesmo.

 

Se a primeira coisa que veio à sua mente foi “não tenho habilidade para fazer isso”, saiba que ainda está muito cedo para desistir, na verdade você está completamente enganado.

 

É verdade que algumas coisas do tipo Faça Você Mesmo não são tão simples de executar, mas, as nossas sugestões requerem apenas dedicação e um pouco do seu tempo, e prometemos que o esforço valerá a pena.

 

Você pode usar nossas sugestões de decoração criativa em qualquer ambiente de sua casa. Portanto, não existe desculpa para aquele cômodo branco e sem graça que insiste em continuar na sua casa.

 

A mudança pode começar agora, de uma forma prática, simples, barata e transformadora. Então não vamos perder mais tempo e mãos a obra.

 

banner 1 - 5 passos para conseguir um financiamento

 

#1  DECORAÇÃO CRIATIVA – ILUMINAÇÃO

 

  • Bottle Nebula

bottle nebula decoração criativa para seu lar

 

A Bottle Nebula é ideal para colocar em ambientes que precisam de cores urgentemente. É uma decoração criativa e muito simples, mas, que irá lhe inspirar todas as vezes que olhar para o lugar que a garrafa estiver repousada.

 

Para fazer uma Bottle Nebula não é preciso usar muitos materiais. Você precisará apenas de:

 

  • Uma garrafa transparente de qualquer tamanho,

 

  • Glitter de sua preferência,

 

  • Corante da cor que quiser,

 

  • Água, algodão,

 

  • Tinta de tecido ou guache de sua preferência e

 

  • Um item que você usará para mexer na mistura.

 

Para começar encha a garrafa escolhida com água até a metade, depois vá adicionando o corante escolhido até conseguir a cor desejada, adicione o glitter e coloque o algodão aos poucos.

 

O glitter não precisa necessariamente ser da mesma cor que o corante usado, você pode escolher a cor que achar melhor ou que fará a melhor combinação com o corante, mas, o mais utilizado é o prata.

 

Agora, parta para a segunda camada da sua Bottle Nebula, que segue o mesmo procedimento. Vale a pena lembrar que as duas metades da sua Bottle Nebula não precisam ficar iguais e muito menos da mesma cor.

 

Solte toda a sua imaginação.

 

 

  • Garrafas iluminadas

 

 

Essa é outra forma incrível de usar as garrafas como objeto de decoração criativa, e é ainda mais fácil. Dessa vez, opte por uma garrafa de vidro, já que entrará em contato com luzes e o plástico pode não ser uma boa escolha.

 

A grande sacada aqui é abusar das garrafas coloridas, que farão toda a diferença no acabamento, não que a garrafa transparente seja proibida, mas as cores causarão um impacto muito maior.

 

Agora faltam apenas as luzes pisca-pisca de natal. Coloque o pisca-pisca na garrafa e pronto! Você acaba de dar um ar novo e especial para seu cantinho aconchegante.

 

 

  • Luminárias em Lata

 

Decoração Criativa - luminária de lata 1

Sabe aquela lata abandonada e que não serve pra mais nada? Não servia! Isso mesmo, não vamos deixar passar nem a coitadinha da lata que já estava indo para a reciclagem.

 

Para fazer sua luminária você precisará apenas de:

 

  • uma lata,

 

  • furadeira,

 

  • uma broca (o tamanho vai depender do tamanho dos furos que você vai escolher fazer),

 

  • um bocal,

 

  • uma tomada

 

  • fio (a quantidade vai depender da distância entre onde você vai posicionar a luminária e o ponto de energia mais próximo).

 

Limpe bem a lata e comece a fazer os furos com a ajuda da broca e da furadeira.

 

Os furos podem ser aleatórios ou formar uma imagem específica, isso fica a seu critério.

 

Após terminar os furos decorativos, faça um furo no fundo da lata, por onde passará o fio.

 

Em seguida faça a ligação do bocal, passe o fio pelo buraco do fundo da lata e instale a tomada na outra extremidade do fio.

 

Coloque a lâmpada da cor que preferir e pronto.

 

Você poderá usá-la como luminária (fixa ao teto), como abajur ou ainda como uma luminária de vela.

 

Caso queira usar como luminária de vela, não será necessário fazer o furo no fundo da lata e nem o bocal, o fio e a tomada. Apenas a lata, a furadeira e a broca. E uma vela, é claro.

 

Caso você tenha estocadas latas em ótimo estado de conservação e que naturalmente já têm uma pintura legal, o trabalho é ainda menor.

 

Decoração Criativa - luminária de lata 2

 

Basta fazer o furo no fundo da lata, fixar o bocal em uma ponta do fio, passar o fio por dentro da lata e fixar a tomada na outra ponta, ou fazer a ligação elétrica direto na fiação já existente no teto de sua casa.

 

 

  • Luminárias de Vela em Vidros Decorados com Renda

 

Decoração Criativa - luminária de vidro e renda

 

A ideia aqui também é muito simples, você pode separar vários potes de vidro que não precisam ser do mesmo tamanho e formato, e depois de limpar bem os vidros é só decorá-los colando a renda em volta, e colocar a vela acesa.

 

Está terminado, e você vai arrasar naquele jantar a luz de velas.

 

Ou até mesmo na confraternização com as amigas que vão ficar de queixo caído com a iluminação nova da sua sala.

 

 

  • Luminárias de Vela Artesanal

 

Decoração Criativa - luminária de vidro e corda

 

Mais uma opção para luminárias de vela utilizando os vidros que você já tem em casa, é essa, super artesanal e fácil de fazer, mas, que não deixa nada a desejar no charme.

 

Imagina deixar o ambiente com aquele clima relaxante, romântico e LINDO. E você só vai precisar transformar frascos de vidro utilizando barbante ou fio lã em castiçais. Os materiais utilizados para fazer essa decoração criativa são:

 

  • Potes de vidros,

 

  • Tinta em spray,

 

  • Cordão de lã ou barbante,

 

  • Velas.

 

Então vamos ao passo a passo. Com os vidros lavados, enrole o barbante em volta deixando espaços entre os fios, para um efeito mais bonito.

 

Em um ambiente amplo, forre uma mesa com jornal, posicione os vidros de cabeça para baixo e pinte com a tinta em spray. Espere secar e desenrole o barbante. Sua luminárias já estão prontas para decorar o ambiente de sua escolha.

 

 

#2  DECORAÇÃO CRIATIVA COM PRATELEIRAS

 

 

  • Prateleira de corda

 

Decoração Criativa - prateleiras de corda editada 1

 

Se estiver precisando de prateleiras para repousar seus livros ou qualquer outro artefato dentro de casa, essa opção estilo Faça Você Mesmo poderá salvar a sua vida.

 

Com um custo muito econômico e super fácil de fazer, essas prateleiras vão dar um charme especial para sua sala, escritório, quarto ou sua varanda. Para as prateleira você vai precisar de:

 

  • um pedaço de madeira nas dimensões de sua preferência,

 

  • corda,

 

  • furadeira,

 

  • broca do tamanho dos ganchos e para fazer o buraco para a corda,

 

  • dois ganchos para parede e suas respectivas buchas,

 

  • tinta para madeira,

 

  • pincel.

 

Para começar o procedimento, fure cada extremidade do pedaço de madeira com a furadeira. Esteja atento para o diâmetro, já que a corda deve passar por eles.

 

Fure os pontos de fixação na parede, coloque as buchas e depois aparafuse os ganchinhos.

 

Agora corte quatro pedaços iguais de corda e passe cada um em cada buraco da prateleira, finalizando com um nó apertado. Agora é só juntar as pontinhas que ficaram para o outro lado e pendura-las nos dois ganchos que estão na parede.

 

Caso você queira aproveitar o espaço e fazer várias prateleiras na mesma corda, é muito simples, é só medir um tamanho maior de corda e dar um nó em cada corda antes de encaixar a nova prateleira.

 

Quem disse que você não pode ter uma linda horta ou um jardim suspenso mesmo morando em um apartamento pequeno? Olha que ideia maravilhosa utilizando as prateleiras de corda.

 

Decoração Criativa - prateleiras de corda editada 2

 

Mas atenção, antes de colocar a corda se lembre de que você possui tinta e pincel. Caso queira as prateleiras coloridas, então mande ver na cor da sua preferência!

 

 

  • Escada prateleira

 

 

Essa é uma ideia excelente para aquelas pessoas que  querem uma decoração criativa e precisam organizar suas roupas e objetos em um espaço pequeno.

 

Já pensou em ter seu guarda-roupa nas alturas? O espaço economizado será incrível e você  vai precisar apenas de:

 

  • uma escada de madeira antiga,

 

  • lixa (caso a escada esteja muito suja ou pintada),

 

  • tinta verniz fosca à base de água,

 

  • ganchos,

 

  • furadeira,

 

  • buchas.

 

Pinte a escada com a cor de sua preferencia e deixe secar. Faça os furos nos degraus, a ideia é que o cabide passe pelo furo, pode ser um furo em cada degrau (em direções diferentes) mais vai depender da sua necessidade.

 

O importante é lembrar que os ganchos ou suportes (para pesos maiores), deverão ser proporcionais ao peso que você pretende colocar na prateleira mais o peso da escada.

 

Fure a parede nos locais de fixação dos ganchos ou suportes, coloque as buchas e fixe a escada.

 

Outra opção é utilizar duas escadas, pedaços retangulares de madeira que serão utilizados como prateleiras e um pedaço de madeira redondo (como um cabo de vassoura).

 

Decoração Criativa - estante de escadas

 

Nesse caso é necessário que as prateleiras sejam de um tamanho que encaixem entre os degraus das escadas. E aí é usar a criatividade para decidir onde ficarão suas prateleiras.

 

Fixe as prateleiras e a haste redonda superior, é isso que proporcionará estabilidade para seu novo móvel.

 

 

  • Prateleiras de Lata

 

Se a ideia é organizar e decorar o espaço ao mesmo tempo, essa também é uma ótima opção. E o melhor, serve para praticamente tudo.

 

Sabe aqueles lápis que seu filho deixa espalhado? Ou aqueles talheres que você usa com frequência e nunca estão à mão? Pois é, eles podem ficar organizados e com muito estilo.

 

E isso pode ser feito de várias maneiras. Você pode fixar as latas em uma estrutura de madeira, em um quadro metálico ou até mesmo direto na parede.

 

Decoração Criativa - prateleira de latas editada

 

Pode forra-la com um tecido bonito e deixá-la sobre a mesa ou estante. Ou ainda fazer um lindo objeto de decoração usando apenas latas e cola quente. Quando as latas já estiverem bem fixadas umas nas outras, é só fixar na parede.

 

Decoração Criativa - estante de latas decoração

 

 

#3  DECORAÇÃO CRIATIVA COM PLANTAS

 

 

  • Miniterrários em lâmpadas

 

Simples e divertido, essa ideia de decoração criativa demanda um certo tempo de espera pelo resultado final, mas garantimos,  vale a pena.

 

miniterrários em lampadas para decoração criativa para seu lar

 

Com apenas uma lâmpada queimada, areia, pinça e uma mudinha que não precise de água você poderá ter seu próprio miniterrário dentro de casa!

 

Mas, atenção, essa sugestão requer alguns cuidados e equipamentos de segurança, então se você quer fazê-la, sugerimos que assista esse vídeo.

 

 

  • Vaso de Planta em Lata

 

Para transformar as latas velhas em vasos de plantas, vamos trazer algumas sugestões bem legais.

 

A primeira é simplesmente forrar a lata com um tecido de sua preferência e plantar o que quiser.

 

A segunda é fixar a lata no teto com dois pedaços de corda iguais, gancho e bucha.

 

Corte as tiras grandes o suficiente para alcançar o gancho de fixação e retornar à lata.

 

Agora você fará quatro furos, dois de cada lado e com uma certa distância entre eles.

 

Decoração Criativa - vaso planta de lata

 

  • Técnica do macramê

Ou ainda usando a técnica do macramê, que é feita com oito tiras iguais de barbante, corda sisal fininha ou malha.

 

A execução é simples e o resultado muito charmoso. Junte os barbantes num único nó, deixando um rabinho de uns 10 cm.

 

Separe os fios de dois em dois e junte-os com um nó. Todas as distâncias entre o nó inicial e os outros nós devem ser iguais e equivaler à metade do tamanho do vaso (para que ele não caia).

 

Agora é só intercalar os fios dando os novos nós juntando um fio ao da dupla do lado. Achou complicado entender? Então clique aqui.

 

E por fim, a fixação também pode ser direto na parede.

 

Caso você não queira fazer um vaso suspenso, mas, precise de um vaso de chão, a solução é transformar uma lata de tinta de 18 litros nesse lindo vaso de plantas.

 

Os materiais utilizados são:

 

  • uma lata de 18 litros

 

  • 3 jogos americanos de bambu (dê preferencia para os que tem detalhes em listra porque vai ajudar a disfarçar a emenda)

 

  • cola quente

 

  • pedrinhas(branca)

 

  • 5 tampinhas de garrafa pet (coladas no fundo da lata, nos cantos e uma no meio com cola quente e pintadas com tinta preta para artesanato, só pra lata não ficar em contato com o piso)

 

Forre a lata com os jogos americanos e cole com a cola quente, pinte as tampinhas e cole no fundo da lata. Agora coloque sua planta favorita dentro e cubra o vaso com as pedrinhas brancas para decoração.

 

Decoração Criativa - vaso planta de lata para chão

 

Finalizando

Espero que tenham gostado das ideias de decoração criativa que separamos para vocês. Não perca mais tempo e economize dinheiro e espaço agora, sua casa ficará linda, refletindo os seus esforços e personalidade em cada detalhe.

 

Se acha que essas sugestões podem ajudar alguém, compartilhe por favor.

 

Deixe seu comentário ou sugestão de novos assuntos a serem abordados no campo abaixo.

 

Um forte abraço da equipe TOC CASA.

Até a próxima.