Torneira monocomando: o que é e como utilizá-la?

Quando estamos construindo ou reformando um imóvel sempre surgem inúmeras dúvidas e desejos em nossas cabeças, certo? O setor de arquitetura e design de interiores não para. Ele  sempre nos apresenta novidades capazes de transformar qualquer ambiente em verdadeiros cenários de capa de revista.

E se tem uma peça que vem se tornando figura cativa na lista de prioridades na hora da reforma é a torneira monocomando. Capaz de trazer estilo, modernidade e praticidade para o dia a dia de um lar, essa peça tem tudo para invadir as casas brasileiras nas próximas estações.

Já ouviu falar em torneira monocomando, gostou da ideia, mas não conseguiu assimilar muito bem como usá-la ou quais as reais vantagens em investir nessa peça? Calma, pois neste artigo vamos desvendar todas as maravilhas da torneira monocomando!

torneira monocomando

Afinal, o que é uma torneira monocomando?

A torneira monocomando trabalha como um misturador de temperatura da água de ambientes como cozinha, lavabos, banheiros e áreas de serviço. Diferente de outros modelos de torneiras que possibilitam a regulagem de temperatura: quente e fria, as monocomando possui apenas um registro, assim como as modelos tradicionais e usuais na maioria das casas.

Dessa forma, quando a torneira está fechada, o registro fica centralizado. Já ao abrir, a pessoa indica se deseja usar água quente ou fria (direita ou esquerda). Outra vantagem é que esse modelo não tem a necessidade de fazer dois furos na parede ou bancada para realizar a instalação (como acontece com as torneiras bicomando).

O que é preciso para instalar esse tipo de torneira?

Instalar uma torneira monocomando é muito simples. Veja o que você vai precisar:

  • aquecedor a gás ou aquecedor elétrico;
  • verificar se há na residência boa pressão de água para um bom funcionamento – como ela regula a temperatura automaticamente é fundamental que a residência tenha uma forte pressão de água;
  • escolher o modelo correto para o seu tipo de instalação: com saída de água na parede ou na cuba;
  • chamar um técnico hidráulico para realizar o serviço com precisão para que não haja perigos de choques ou vazamentos.

💡 Veja aqui o Guia Completo para a Reforma de Banheiro

Quais as vantagens das torneiras monocomando?

Praticidade e conforto são as principais vantagens na hora de substituir as torneiras comuns por torneiras monocomando. Especialmente para aqueles que moram em regiões onde o inverno costuma ser rigoroso como no sul, sudeste e parte do centro-oeste brasileiro.

Para quem deseja instalar uma monocomando na cozinha, a outra vantagem está na praticidade para lavar louças engorduradas, pois a água quente ajuda a eliminar a gordura com mais facilidade e rapidez. Com isso, você economiza não apenas tempo, mas água e detergente. Ótimo para o meio ambiente, não é mesmo?

Agora, imagina um dia frio de inverno. Você acorda cedo e ao lavar o rosto e escovar os dentes encontra – no lugar de um jato de água gélido – uma água quentinha, agradável e reconfortante. O que poderia ser melhor?

Estética

Outro ponto que merece destaque é a beleza e a estética que acompanham as torneiras monocomando. Foi-se o tempo em que as pessoas instalavam torneiras que mais pareciam chuveiros elétricos para ter água quente nas pias do banheiro e cozinha.

Hoje, o mercado oferece peças modernas com design refinado, acabamento de altíssima qualidade capaz de harmonizar com qualquer ambiente e estilo: clássico, minimalista ou gourmet.

💡 Descubra aqui como nossa cliente realizou sua reforma de banheiro sem dor de cabeça

Como escolher a melhor torneira monocomando para a minha casa?

A escolha do modelo fica a critério do gosto pessoal e da composição que a torneira fará com o ambiente. Porém, antes de ir às compras, é preciso ficar atento para os seguintes detalhes técnicos:

  • altura da torneira: cozinha pede torneira alta (30 cm no mínimo), banheiro e lavabo pedem torneiras baixas (10 cm ou 15 cm);
  • local de saída da água: parede ou bancada;
  • disponibilidade de espaço no armário abaixo da pia para a instalação do aquecedor.

No mais, escolha um modelo que vá facilitar o seu dia a dia evitando respingos, vazamentos ou mesmo desalinho entre o jato d’água e o ralo. Uma dica para poupar energia é desligar o aquecedor nos dias quentes de verão, usando apenas a torneira no modo frio.

Agora que você já conhece bem todas as vantagens e maravilhas que é ter uma torneira monocomando em casa, que tal conferir a nossa seleção de peças exclusivas e escolher aquela que levará conforto e praticidade para sua casa?! Até a próxima!

Tags: , , ,