Torneira gourmet articulada ou com extensor? Conheça as vantagens de cada modelo

A torneira gourmet se tornou uma peça de destaque nos projetos de design de interiores mais modernos criados por decoradores e arquitetos. Não há como negar: hoje, a presença desse tipo de objeto vem caminhando para se tornar o novo clássico dentro de uma cozinha.

A presença da torneira gourmet nos lares contemporâneos e a busca elevada por esses objetos abriu um imenso leque de opções. Há modelos com diferentes tamanhos, cores e possibilidades: com ducha, filtro, monocomandos, duplo comando, água quente e até mesmo com sistema inteligente que controla o consumo de água.

Para simplificar, hoje vamos falar sobre a diferença entre os dois modelos mais singulares: torneira gourmet com e sem extensor. Afinal, quais as diferenças entre esses modelos, para quais situações são indicados e quais as vantagens e cuidados com a manutenção de cada um? Vamos descobrir!

torneira gourmet

Torneira gourmet com extensor X Torneira gourmet articulada: não confunda!

Antes de falar sobre a escolha de uma torneira com ou sem extensor, vamos desmistificar um ponto que gera confusão nos consumidores: a diferença entre as torneiras com extensores e os modelos articulados.

Uma torneira gourmet pode não ser extensora, porém, ser articulada. O que torna uma torneira articulada é o fato de podermos manipulá-las na direção que quisermos: direita, esquerda ou centro. Falamos melhor sobre ela aqui, confira.

Já as torneiras com extensor, como o próprio nome diz, tem um corpo que se expande, basta desencaixá-la de seu ponto central e direcioná-la para a direção desejada da mesma maneira que fazemos com uma mangueira, por exemplo. Seu corpo tem o formato de uma mola.

Torneira gourmet com extensor

torneira gourmet

A torneira gourmet com extensor transborda modernidade e, nos arriscamos a afirmar, é o item máximo que define uma cozinha de “chef”. Elas têm seu corpo similar a uma mangueira que dobra de tamanho e pode ser levada e direcionada até o local desejado.

Essas torneiras são ótimas para quem quer mais praticidade na hora de preparar as refeições, assim como para cozinhas no estilo americano com ilhas centrais. As torneiras com extensores facilitam a limpeza de pias e bancadas. Sua saída de água ocorre através de duchas capazes de regular a intensidade do jato d’água.

Em geral, essas peças são maiores e mais robustas. Os modelos com 70cm, por exemplo, são os preferidos dos consumidores e arquitetos. Elas são elegantes e fogem do comum, levam requinte e aquele toc de cozinha profissional para dentro de casa.

Torneira gourmet sem extensor (articulada)

As torneiras gourmet sem extensor foram as precursoras do segmento. Com suas linhas retas ou mais tradicionais com curvaturas são verdadeiros clássicos dentro das cozinhas domésticas modernas.

Para quem deseja uma solução mais simples, de bom gosto e que traga requinte e um toc a mais ao ambiente, a torneira gourmet sem extensor é o modelo ideal. Elas podem vir com sistema monocomando (água quente e fria), com filtros acoplados e, nos modelos mais atuais, levam cor e estilo à sua cozinha.

Apesar de fixas à bancada ou parede, quase 99% dos modelos são articulados. Isso torna o seu uso funcional e facilita tanto na hora do preparo das refeições como da limpeza da cuba.

Quais as vantagens e cuidados de cada modelo?

Com extensor

  • Ideal para limpeza pesada;
  • É possível levar o jato d’água até panelas no fogão;
  • São perfeitas para pias e bancadas com cubas duplas;
  • Facilita a dinâmica na cozinha.

É preciso ter cuidado no manuseio da peça e jamais expandir seu corpo além do limite, para evitar que a peça rache ou quebre. Sempre que terminar de usar encaixe-a novamente à base. 

Sem extensor

  • Não demandam de muito espaço na bancada;
  • Há uma gama maior de modelos disponíveis no mercado;
  • São articuladas;
  • São atemporais e conseguem unir o clássico ao moderno.

São peças menos sensíveis se comparadas aos modelos com extensor, porém, é preciso cuidado e delicadeza ao mudar seu direcionamento. Os modelos com filtro precisam de atenção na hora da higienização.

Ter ou não uma torneira com extensor vai depender intimamente das suas necessidades diárias. Mais do que escolher o item do momento, prefira sempre objetos atemporais e que proporcionem a você a sua família praticidade e conforto.

Quer mais dicas de decoração? Assine a nossa newsletter e acompanhe nossas dicas, sugestões e, claro, promoções exclusivas! Toc Casa, sua casa merece esse Toc.

Tags: , ,