Torneira filtro ou Purificador de água? Veja as vantagens e desvantagens de cada um

Torneira filtro ou Purificador de água ? Neste artigo iremos te mostrar todas as vantagens e desvantagens de cada um.

A água é um dos bens mais preciosos existentes no nosso planeta. Acredita-se que dentro de alguns séculos (pessimistas apostam em décadas) a água doce, potável e própria para consumo humano será o principal elemento de disputa entre as nações.

A água é vital para que possamos nos manter vivos e saudáveis. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), um adulto deve consumir pelo menos dois litros de água por dia para garantir seu bem-estar, fortalecer seu sistema imunológico, ajudar na renovação celular e, assim, permitir o bom funcionamento de todo o seu organismo.

Porém, poucas nações no mundo possuem água potável, de qualidade e própria para consumo diretamente das torneiras. Aqui no Brasil, infelizmente, a água que chega em nossas casas não é indicada para consumo direto, por isso, é importante investir em uma torneira filtro ou purificador de água.

Mas com um mercado tão vasto, que coloca à nossa frente tantas opções de marcas e modelos, como diferenciar o melhor produto para as nossas reais necessidades? Afinal, quais são as vantagens, desvantagens e diferenças entre uma torneira filtro e um purificador de água?

torneira filtro ou purificador de água

Torneira filtro ou purificador de água, eis a questão!

Ter uma torneira filtro ou um purificador de água é uma garantia de que você e sua família irão desfrutar de uma água apta para consumo. A diferença entre cada um está na forma como cada peça trata a água que chega às nossas casas.

As torneiras filtro possuem um sistema de filtragem que atua por meio de uma vela central. É um método simples, capaz de eliminar corpos estranhos que podem estar presentes nos canos.

Alguns modelos trabalham com velas de carvão ativado, uma solução muito eficiente na contenção de odores, sabores e até mesmo equilibrando o cloro presente na água. Para que tenham um bom desempenho e uma vida útil mais prolongada, é essencial que a higiene tanto da caixa d’água como a da parte externa da peça esteja em dia.

Já os purificadores apresentam um sistema mais complexo, que garante cerca de 99% da eliminação de bactérias e consegue reter qualquer agente químico que possa agregar cor, odor ou sabor à água e, também, filtram sais e cloreto. Modelos mais modernos e ecologicamente planejados consomem menos energia elétrica e demandam pouco espaço no ambiente.

Torneira Filtro ou Purificador de Água: vantagens e desvantagens de cada um!

Tanto as torneiras filtro como os purificadores possuem vantagens e desvantagens. Pesar cada uma delas é importante antes de optar pela compra. A seguir, veja os principais pontos a considerar ao analisar cada uma dessas opções.

torneira filtro ou purificador de água

Torneira filtro

Vantagens: a torneira filtro é uma excelente opção para quem busca por um produto eficiente, prático e que não demande muita mão de obra e nem espaço para uso e instalação.

Além disso, ela possui um ótimo custo-benefício se comparada aos purificadores elétricos, uma vez que seu valor médio de mercado é mais acessível.Ela também não gasta energia elétrica em seu funcionamento. Outro ponto que merece destaque é o fato de alguns modelos oferecerem também a versão com purificador embutido.

Desvantagens: como seu sistema de funcionamento é mais simples, ela não oferece a desbacterização da água. Outra desvantagem é que a água sempre virá na temperatura ambiente, então, em dias quentes será necessário reservar em uma garrafa e colocar na geladeira para consumir uma água mais fresca.

Por fim, a manutenção é mais frequente: a cada 3 ou 6 meses é necessário trocar a vela de filtragem. O tempo varia de acordo com a qualidade da água oferecida em cada região do país.

torneira filtro ou purificador de água
torneira filtro ou purificador de água

Purificador de água

Vantagens: o purificador oferece um tratamento da água mais completo. Ele é capaz de eliminar até 99% das bactérias presentes na água, além de diminuir o volume de cloro e minerais pesados. Outra vantagem que podemos destacar nos purificadores é o conforto e a praticidade que a maioria dos modelos disponíveis oferecem, como a opção de escolher a temperatura da água.

Desvantagens: o preço é, sem dúvida, um dos principais pontos que pesam na hora da compra de um purificador de boa qualidade. Em geral, custam até 3x mais que uma torneira filtro moderna.

Além disso, muitos demandam de manutenção periódica, que pode variar entre 6 e 12 meses e, claro, a visita do técnico que irá realizar a limpeza e verificar se tudo está funcionando corretamente.
Outro ponto que pesa contra os purificadores se dá ao consumo de energia.
É um eletrodoméstico que precisa ficar dia e noite ligado à tomada, o que certamente poderá elevar o seu consumo mensal de luz.

💡 Conheça mais sobre as torneiras com filtro de casca de coco

Na hora de escolher entre uma torneira filtro ou purificador de água, é importante colocar na balança todos os prós e contras de cada um, suas reais necessidades, o custo-benefício e, claro, a dinâmica da sua casa.

O mais importante é não deixar de investir nesse item fundamental para a sua saúde e qualidade de vida. Ingerir água de procedência duvidosa pode fazer mal de imediato ou a médio prazo. E, claro, o meio ambiente agradece o não consumo de garrafas pets de água mineral.

E, então, agora que você já conhece quais as principais diferenças, vantagens e desvantagens entre uma torneira filtro e um purificador de água, qual dos dois combina mais com as suas necessidades? Deixe seu comentário e compartilha suas preferências e experiências conosco!

Tags: