Reforma de banheiro: o guia completo!

A reforma de banheiro pode ser um desafio para muitas pessoas. Com tantos revestimentos, acessórios e particularidades, muita gente acaba tendo dificuldades em realizar essa obra.

Se bem planejada, a reforma de um banheiro pode ser simples e econômica. Para ajudar você nesse processo, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber. Confira!

Nesse artigo, você vai encontrar:

1. Por que você deveria reformar o seu banheiro?
2. Quais são as etapas de uma reforma de banheiro?
3. Quanto custa uma reforma de banheiro?
4. Quais são os erros mais comuns em uma reforma de banheiro?
5. O que mais considerar na hora de reformar um banheiro?
6. Como a Toc Casa pode te ajudar em sua reforma de banheiro?

reforma de banheiro

1. Por que você deveria reformar o seu banheiro?

Na hora de reformar uma casa, muita gente acaba deixando o banheiro de lado. Por ser um ambiente de permanência eventual e pouco visível, outros espaços acabam levando a preferência. Essa situação acontece principalmente quando o orçamento para a reforma não é tão alto. Ao precisar escolher entre a sala e o banheiro, muitas pessoas acabam acreditando que a sala merece mais atenção, por exemplo.

Porém, existem questões sobre o banheiro que não podem ser esquecidas. Saber delas pode levar você a desconstruir esses conceitos, entendendo a importância de manter o seu banheiro bonito, moderno e com os melhores acessórios possíveis. Confira a seguir quais são elas:

Um banheiro diz quando foi a última reforma

Ao entrar em um banheiro, é possível ter uma ideia de quando foi a última vez que a casa foi reformada. Esse espaço está sujeito à umidade, por isso sua pintura – principalmente o forro – desgasta mais rapidamente do que outros ambientes.

As tendências de decoração mudam rapidamente

As tendências de reforma de banheiro estão sempre mudando. A cada ano, novas maneiras de usar o espaço são criadas pelos arquitetos e decoradores, que experimentam novos materiais, revestimentos e soluções.

Claro que você não precisa reformar seu banheiro todos os anos. Porém, se você passar muito tempo sem fazê-lo, acabará com um ambiente ultrapassado.

Reformar também significa economizar

Reformar um banheiro não é apenas questão de beleza. As fábricas de acessórios para banheiro sempre oferecem novas soluções, com diferentes designs e funcionalidades. Muitas dessas novidades são pensadas no sentido de otimizar o consumo de água, ajudando o meio ambiente e reduzindo os gastos com esse recurso.

💡 Veja aqui opções de Redutores de Vazão para chuveiros.

reforma de banheiro

2. Quais são as etapas de uma reforma de banheiro?

Agora que você já sabe porque deveria reformar o seu banheiro, é hora de conhecer as etapas pelas quais irá passar.

No geral, reformar um banheiro segue uma lógica um pouco diferente da de outros ambientes. Isso se deve ao fato de que o banheiro é um cômodo bem pequeno, porém que exige uma grande variedade de materiais, detalhes e acessórios. São utilizados revestimentos, bancadas, armários, acessórios, iluminação, forro, pintura, espelhos e vidros, tudo para deixar esse ambiente o mais funcional e bonito possível.

Veja abaixo as etapas pelas quais será necessário passar em uma reforma de banheiro:

Projeto

Sim, projeto! Realizar um projeto é, sem dúvida, a primeira e mais essencial etapa de uma reforma de banheiro. Contar com a ajuda de um arquiteto ou decorador vai garantir que seu novo banheiro esteja funcional e de acordo com as últimas tendências.

Além disso, te ajudará a economizar em materiais, comprando apenas o especificado no projeto executivo. O projeto também irá auxiliar os instaladores a realizar o melhor trabalho possível, com todos os alinhamentos corretos. Em um espaço tão pequeno e com tantos materiais e detalhes, qualquer falha é notada. Contar com um projeto reduz esse risco.

Por último, também é necessário falar sobre cronograma. Um banheiro é um espaço pequeno, e muitos profissionais participam de sua reforma. Certifique-se de que o profissional contratado para realizar o projeto também crie um cronograma de execução, assim você poderá ficar tranquilo com os tempos.

Caso decida contratar um mestre de obras, arquiteto ou engenheiro para executar a obra, eles terão a obrigação de fornecer esse cronograma, além de quantitativos e lista de materiais.

reforma de banheiro

Demolição

Reformar um banheiro começa por demolir o que será trocado. Será necessário contratar um pedreiro, e esse profissional irá retirar todos os acessórios, revestimentos e elementos que serão substituídos.

Essa etapa é curta, porém intensa. Certifique-se de programá-la dentro dos dias permitidos pelo seu condomínio ou edifício, e que o horário não incomode os vizinhos. O pedreiro irá fazer bastante barulho, então se prepare para isso.

Além disso, prepare-se também para a retirada de entulhos. Pergunte ao pedreiro se ele realiza esse serviço, pois essa geralmente costuma ser a opção mais simples. Caso contrário, converse com seu condomínio sobre a retirada de entulho ou verifique com a prefeitura de sua cidade se eles realizam esse serviço.

Hidráulica

Uma vez demolido tudo o que não será aproveitado, é hora de chamar os encanadores.

Caso você tenha optado por contratar um mestre de obras, ele certamente terá esse profissional em sua equipe. Se esse não for o caso, certifique-se de contratar um bom encanador.

Nessa etapa, o melhor a fazer é aproveitar o quebra quebra para trocar os encanamentos. Afinal, você não quer que uma infiltração estrague o seu ambiente recém-reformado. Materiais hidráulicos são baratos, então aproveite esse momento para renovar todo o sistema. Peça ao encanador que também verifique os canos do teto, assim você não terá vazamentos no seu futuro forro.

Uma vez que todos os canos estejam trocados, o pedreiro necessitará concluir as paredes e piso com reboco e tijolos. Certifique-se de que ambos profissionais estejam bem sincronizados para realizar esse trabalho da maneira mais rápida possível.

💡 Veja aqui opções de Materiais Hidráulicos para a sua Reforma de Banheiro.

Forro

O forro deve ser feito antes ou depois dos revestimentos? Essa é uma pergunta muito comum em reformas de banheiros.

A verdade é que o forro pode ser feito tanto antes como depois dos revestimentos. Porém, esse é um processo que produz bastante sujeira (pó de gesso). Além disso, as placas de forro são pesadas, e sua instalação exige o uso de escadas. Para evitar que esse processo prejudique o seu revestimento, opte por executar o forro antes da aplicação de revestimentos.

Revestimentos

Pronto, finalmente chegamos aos revestimentos! Essa fase exige muito cuidado, e a contratação de um bom azulejista é fundamental.

Os revestimentos são alguns dos materiais com valor mais elevado em uma reforma de banheiro, além de serem bem frágeis. Por isso, todo cuidado é pouco. Além disso, a estética também exige atenção extra, uma vez que é necessário alinhar as pedras e respeitar os espaçamentos.

Garanta que o profissional contratado tenha o material necessário para realizar o trabalho com qualidade e respeite as especificações técnicas dos revestimentos adquiridos. Converse sobre o tema com o vendedor do material, ele te informará onde encontrar essas especificações e indicará qualquer outro material necessário para a aplicação, como rejuntes e espaçadores.

Nessa fase, também entram as pedras. Filetes, bancadas, nichos e outros detalhes de granito, mármore ou materiais sintéticos. Certifique-se de que esses materiais estão de acordo com o projetado e de que o instalador respeite o posicionamento dos mesmos.

reforma de banheiro

Louças e metais

Revestimentos instalados, é hora dos metais e louças. Seu banheiro está quase pronto. Agora, um instalador irá colocar o vaso sanitário, a pia, o chuveiro, a ducha higiênica, a torneira, os misturadores e registros e os acessórios.

Uma maravilha, não é mesmo? Nessa fase, escolha os melhores produtos e lembre-se de que eles impactarão diretamente no uso desse ambiente. Hoje em dia, existem torneiras, chuveiros e duchas higiênicas capazes de reduzir o consumo de água, disponíveis nos mais variados estilos e cores.

Além disso, tenha atenção também com a garantia: esses materiais têm um valor elevado, então garanta de que o fornecedor ofereça garantias para substituição em caso de defeitos.

💡 Conheça a Política de Garantia da Toc Casa.

💡 Veja também nossas opções de Chuveiros e Duchas, Cubas e Lavatórios e Duchas Higiênicas.

Elétrica

Estamos quase na reta final da nossa reforma de banheiro. Agora, é hora de um eletricista executar as instalações elétricas, passando os cabos e instalando as luminárias. A escolha das luminárias também é uma etapa muito importante, já que influi diretamente na estética e utilização desse ambiente.

Outros detalhes

Ainda faltam alguns detalhes, como box e espelho. Esse é o momento de instalá-los, além de fazer qualquer ajuste nos filetes e nichos de pedra.

Pintura

Finalmente, é hora de pintar as partes do ambiente que não foram revestidas.

Algumas pessoas optam por colocar revestimentos apenas até a metade da parede, necessitando pintar a outra metade. Além disso, também é necessário pintar o forro.

Armários

Banheiro 100% pronto, é hora de instalar os armários. Nesse momento, é importante ter cuidado para não sujar as paredes ou causar danos aos materiais. Você já terminou toda sua obra, não vai querer voltar um passo atrás.

Armários instalados, é fazer a limpeza final, colocar os itens decorativos e aproveitar o seu novo banheiro!

reforma de banheiro

3. Quanto custa uma reforma de banheiro?

Depois de falar sobre tantas etapas, profissionais, materiais e revestimentos, você deve estar imaginando que reformar o seu banheiro terá um custo muito alto, não é mesmo?

De fato, reformar esse ambiente não é uma das etapas mais baratas da reforma de uma casa. Como vimos anteriormente, existem muitos fatores envolvidos, muito mais do que apenas instalar um piso de porcelanato e pintar paredes. Nesse sentido, existem duas coisas que não podem ser esquecidas:

– A reforma de banheiro é um investimento de longo prazo. Ao fazê-la com qualidade e respeitando todas as etapas, é possível construir uma estrutura menos exposta a defeitos como infiltrações e rompimento de tubos. Além disso, uma adequada escolha de materiais garante a economia de água e a possibilidade de trocar peças defeituosas diretamente com o fabricante.

– Diferente de outros ambientes cuja reforma é menos custosa, o banheiro não necessita móveis. Então, apesar de ele aparecer como mais caro na planilha de obra, você não precisará investir em itens de decoração tão custosos como camas, sofás, geladeira, fogão, etc.

No fim das contas, reformar um banheiro é um investimento, e seus benefícios se mantém a largo prazo. O valor da reforma inteira vai variar de acordo com o tipo de material que você escolha e o tamanho do ambiente; um banheiro menor certamente será mais barato, enquanto que um de maiores dimensões exigirá mais material. Nesse sentido, contar com um profissional que realize o projeto é importante, já que ele poderá otimizar esse espaço e pensá-lo de maneira a encaixar-se em seu orçamento.

Já quanto aos metais, louças e acessórios, a dica é buscar marcas de confiança, que ofereçam materiais de qualidade e que tenham políticas de troca e garantia. Com isso, você poderá ter a certeza de que seu investimento durará muitos anos.

4. Quais são os erros mais comuns em uma reforma de banheiro?

Já sabemos que uma reforma de banheiro exige muitos passos, profissionais, materiais e detalhes. Também sabemos que, a depender dos materiais escolhidos e do tamanho do ambiente, essa obra pode representar um investimento alto.

Diante de tudo isso, muitas pessoas podem acabar cometendo erros que, na intenção de economizar, acabam gerando mais custos ou até mesmo problemas futuros. Para evitar cair nesses equívocos, veja a seguir quais são os erros mais comuns:  

Contratar um “faz tudo”

Arquiteto, decorador, engenheiro, mestre de obras, pedreiro, eletricista, instalador, encanador…. A lista de profissionais assusta, e você começa a pensar que não vai valer a pena pagar tanta gente. Nisso, aparece a sua colega do trabalho dizendo que o tio tem um vizinho que conhece uma pessoa que faz tudo isso, bem baratinho. Parece ótimo, não é mesmo? De jeito nenhum.

Um dos maiores erros em uma reforma de banheiro é acreditar nas pessoas que aparecem dizendo que “fazem tudo”. Claro que você pode contar com um profissional que possua uma equipe e que te resolva tudo, e isso é ótimo, porém tenha cuidado! Garanta que essa pessoa realmente está preparada para realizar o trabalho, e que sua equipe esteja composta por profissionais qualificados. Além disso, nunca deixe o projeto de lado e sempre defina tudo o que deverá ser feito e registre em um contrato.

Economizar muito ou gastar demais

É a sua reforma de banheiro, um investimento que você não fará muitas vezes. Tome seu tempo para pensar em como você realmente quer que seja o ambiente e qual orçamento você tem disponível. Depois, converse com seu arquiteto ou decorador sobre isso, assim ele poderá fazer um projeto que atenda suas expectativas.

Com o projeto em mãos, faça uma outra triagem, pesquisando o preço de todos os materiais e da mão de obra. Certifique-se de que seu orçamento esteja de acordo com o que você havia disponibilizado para a obra, sempre lembrando de deixar um 10% de brecha para imprevistos.

Seguindo essas dicas, você evitará duas coisas:

  • economizar  muito, correndo o risco de terminar com um ambiente que não atenda ao que você desejava e com materiais de baixa qualidade, só pelo simples fato de não ter conhecido seu orçamento previamente;
  • gastar demais, saindo do seu orçamento e desperdiçando dinheiro apenas por que você não teve o cuidado de planejar a obra antes de executá-la.

Usar o mesmo revestimento no piso e paredes

Você chega na loja e encontra um revestimento lindo e com preço ótimo. Acha que todos seus problemas estão resolvidos, compra para todo o banheiro e sai feliz. Certo? Errado.

Nem sempre os revestimentos para piso podem ir nas paredes, enquanto que os das paredes muito provavelmente não poderão ir no piso. Na hora de comprar, verifique as características técnicas do material e garanta que ele é adequado ao uso que você pretende dar.

Não investir em bons metais, louças e acessórios

Metais, louças e acessórios são parte da alma do banheiro. O design conta, assim como a qualidade do material.

Além disso, metais como torneiras, duchas e chuveiros podem impactar diretamente na sua conta de água, então vale a pena buscar a opção que, além de mais bonita, garanta a maior economia no futuro.

5. O que mais considerar na hora de reformar um banheiro?

Antes de reformar o seu banheiro, existe algumas outras considerações que você deveria fazer. Veja quais são:

Planejar para o conforto

Você decidiu reformar o seu banheiro, então certamente deseja que ele seja confortável, não é mesmo? Então garanta que os espaços ofereçam boa circulação, que as alturas estejam confortáveis e que todas as funcionalidades que você deseja estejam presentes.

Definir quanto deseja gastar

Quem começa com um orçamento estimado, começa bem. Defina com antecipação quanto você pode gastar, tendo em conta seu orçamento mensal e anual. Isso certamente evitará dores de cabeça futuras.

Pense no uso que você dará ao ambiente

Você tem muitos cremes e shampoos? Utiliza muitos acessórios? Mais de uma pessoa utiliza o banheiro? Pense com antecipação em como os usuários ocuparão o espaço. Assim, poderá garantir que os armários, prateleiras e nichos tenham espaço suficiente para uma boa organização no futuro.

Instale um box

Ninguém merece água respingando para todo lado, não é mesmo? Aproveite a reforma do seu banheiro para deixar as cortinas de lado e instalar um box. Você verá um outro nível de conforto na hora de utilizar o ambiente.

Lembre-se da acessibilidade

Se você tem um idoso em casa, pode ser uma boa oportunidade para adaptar o banheiro e garantir uma maior acessibilidade.

O banheiro é um dos ambientes mais difíceis e perigoso para quem tem dificuldade de locomoção. Garanta que os espaços estejam adequados, instale barras de apoio e, se possível, portas que abrem para fora.

💡 Conheça aqui algumas opções de torneiras acessíveis.

Considere uma banheira

Tem espaço de sobra no banheiro? Então por que não instalar uma banheira? Esse elemento anda em desuso no Brasil e o motivo de seu desaparecimento foi a diminuição dos espaços.

Porém, se você tiver a possibilidade, considere-a. Pode ser muito agradável tomar um banho de banheira ao final de um dia cansativo.

Adote o aquecimento a gás

Seu chuveiro ainda é elétrico? Aproveite a oportunidade para trocá-lo por uma ducha com misturador, e instale um aquecedor a gás.

Chuveiros elétricos estão em desuso e seu consumo de energia elétrica é altíssimo. Aproveite o upgrade para abaixar também a conta de luz.

💡 Veja aqui nossas opções de Aquecedores a Gás.

6. Como a Toc Casa pode te ajudar em sua reforma de banheiro?

Reformar um banheiro pode ser trabalhoso, porém todo o investimento em tempo e dinheiro vale a pena. Após passar por esse processo, você terá um ambiente muito mais bonito, funcional e econômico, que te garantirá bem estar por muitos anos.

Na Toc Casa, nosso compromisso é ajudar você a ter uma casa muito mais bonita e agradável. Por isso, estamos à disposição para te apoiar em sua reforma de banheiro. Solicite com a gente um orçamento para os seus metais, louças, acessórios e aquecedores a gás. Montaremos uma proposta econômica, com itens funcionais e de design, que além de tudo chegarão diretamente na sua casa. Tudo com 10 anos de garantia!

💡 Quer conhecer mais sobre os produtos da Toc Casa? Então acesse o nosso Catálogo de Produtos!

Tags: , , , , , , , ,