Pias e cubas para banheiros: como escolher a melhor opção?

Pias e cubas podem transformar um banheiro ou um lavado em um ambiente requintado, moderno e contemporâneo. Isso se dá independente se o estilo do espaço é clássico, vintage ou minimalista. Podemos atribuir  a isso o fato de que, nas últimas décadas, houve uma verdadeira transformação no design dessas peças.

As pias e cubas para lavabos e banheiros deixaram de ser simples coadjuvantes. Hoje, elas são verdadeiras protagonistas no espaço que ocupam. Se antes víamos peças em cores frias, feitas sempre em porcelana e com linhas retas e pouco originais, hoje as pias e cubas trazem consigo um conceito artístico imponente e totalmente fora da caixinha. 

Mas, para escolher entre uma opção e outra na hora da compra, é preciso saber quais suas principais características e diferenças. Vamos entender!

Pias e cubas: entenda a diferença entre elas!

Apesar de ambas terem a mesma função dentro de um lavabo ou banheiro, pias e cubas possuem características distintas. Entenda!

Pias 

São as peças clássicas usadas há décadas nos lares de todo o mundo. São aquelas peças únicas e inteiriças, geralmente feitas de porcelana, granito ou mármore. Uma peça já serve como pia e bancada. Os modelos mais modernos, e que estão em destaque atualmente, são as pias esculpidas, projetadas sob medida.

pias e cubas

Cubas

As cubas são modernas, atuais e muitos modelos podem ser considerados verdadeiras obras de arte. São peças arrojadas e podem ser encontradas em diversas versões: cubas de apoio que ficam totalmente por cima da bancada e cubas sobrepor quando são encaixadas em um vão da bancada ou ainda as cubas de semi encaixe onde ficam parcialmente encaixadas e parcialmente para fora da bancada.

pias e cubas

Qual o tamanho ideal escolher?

Para banheiros muito reduzidos as pias sem bancadas acopladas diretamente na parede podem ser uma boa saída. Além disso, você pode compor o espaço com um espelho armário para armazenar cosméticos e objetos de higiene, por exemplo. 

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher cubas e pias diz respeito à profundidade da peça – muito mais do que a largura em si. Opte por peças não muito rasas, lembre-se que as torneiras para esses ambientes são mais curtas e precisam de profundidade para que os respingos d’água não se tornem um incômodo no dia a dia.

pias e cubas

Pias e cubas para banheiros e lavabos: como acertar no modelo para não se arrepender?

Atualmente, o mercado especializado em pias e cubas traz para o consumidor peças com linhas arrojadas, fabricadas nos mais variados materiais e que carregam a missão de dizer qual a personalidade do ambiente.

Na hora da decisão, é importante sempre optar pela praticidade dos objetos usados na montagem e decoração de espaços residenciais. Banheiro e lavabos precisam ser, acima de tudo, funcionais para que possam cumprir suas reais funções dentro de uma casa.

Logo, pense de maneira prática na hora de escolher entre uma cuba ou uma pia para o seu banheiro ou lavabo. Pensando de maneira objetiva, podemos indicar:

Pias para banheiros

São peças mais resistentes e, por serem inteiriças, tornam-se mais práticas e usuais. Assim, você não perderá espaço de bancada. 

Na hora de escolher o material, lembre-se que o granito é mais resistente, duradouro e de fácil manutenção. O mármore por sua vez requer mais cuidado no dia a dia.

Cubas para lavabos

Lavabos, geralmente, são ambientes projetados para que as visitas possam usar. São espaços menores e que pedem um projeto mais ousado, autêntico e moderno. E, aqui, as cubas entram com perfeição e podem ser usadas como ponto de destaque. Cubas coloridas estão em alta, pense nelas.

Viu só como escolher uma pia ou cuba para banheiros e lavabos não é nenhum bicho de sete cabeças? Sempre que estiver na dúvida procure por um profissional de confiança para que ele meça o ambiente de maneira correta e mostre para você as melhores e mais apropriadas opções.

Quer aprender mais sobre decoração, reforma e construção com dicas iguais a essas? Então, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Tags: , ,