Ducha Higiênica: O que é e porque usar.

A ducha higiênica é um acessório que veio trazer muita praticidade e conveniência para a vida de homens e mulheres.

duchas higienicas 5

É um acessório hidráulico prático de usar porque tem um gatilho que, ao ser acionado libera um fluxo de água para a higiene pessoal. Substitui os antigos bidês na tarefa de higienização íntima, ocupando muito menos espaço no banheiro.

Apesar de ocupar espaços menores, as duchas higiênicas, não deixam nada a desejar. Pelo contrário, são muito mais práticas, de fácil manipulação e ainda ajudam no aspecto decorativo do ambiente.

Conheça os modelos clicando aqui.

Duchas Higiênicas e a saúde

As duchas higiênicas não trazem como vantagem apenas o aproveitamento de espaços pequenos e o design mais moderno, ajudam também na saúde. Os homens podem se beneficiar do uso da ducha higiênica no momento de higienizar a região ao redor do ânus.

Já as mulheres, além da região anal, também se beneficiam da higiene da região genital proporcionada pela ducha higiênica. Mas, atenção, não estamos falando de ducha higiênica interna, onde é usado um jato mais forte para o lançamento do fluxo de água dentro do canal vaginal.

A ducha genital interna nunca deve ser feita. A ducha higiênica recomendada pelos médicos é a higiene apenas da região externa do sistema reprodutor feminino. A higiene externa proporciona proteção contra sujeiras e microrganismos. Esses microrganismos podem ser nocivos à região íntima, causando corrimentos, mau cheiro irritações e até infecção urinária.

Para uma higiene efetiva também é importante usar o sabonete correto, que deve ser líquido, hipoalergênico, não bactericida e com o Ph ácido.

Os vídeos abaixo mostram qual o produto ideal e qual a técnica correta para a perfeita higiene íntima.

Papel higiênico ou água?

Por que usar uma ducha se posso usar papel higiênico? A limpeza íntima deve ser com água ou o papel já resolve?

Algumas pessoas acreditam que a ducha higiênica é desnecessária, afinal de contas, existe papel higiênico para isso. No caso da urina, o papel higiênico consegue resolver o problema, mas ao defecar, a melhor opção é limpar a região com água e sabão. Isso porque no bolo fecal existem muitas bactérias, e por isso é importante que a limpeza seja feita com água para não restar nenhum tipo de resíduo. 

No caso da urina, as mulheres precisam ter um pouco mais de cuidado. É interessante utilizar o sabonete íntimo com a finalidade de regularizar o pH da região. Depois, de lavar, seque com o papel. É importante que a área não fique úmida, pois esse tipo de ambiente é perfeito para a proliferação de fungos.

Como é feita a instalação?

Antes de escolher a ducha higiênica, é bom levar em consideração alguns fatores. Por exemplo, o tamanho do banheiro. Pode parecer uma besteira, mas há alguns modelos que não podem ser dobrados, portanto, é bom ter cuidado. Outro ponto para analisar é saber sobre a saída da água. Será que ela tem pressão e altura suficiente?

Na hora de comprar, verifique se está completa. Isso quer dizer ela deve acompanhar o registro, o engate flexível, os anéis de vedação e o gatilho. A instalação é muito simples, basta pedir para alguém que entenda do assunto para fazer.

Não quer ter problemas com a sua ducha higiênica? Providencie um produto de qualidade. Escolha um entre os diversos modelos que a Toc Casa oferece!