Como reformar cozinha com pouco dinheiro

O país está em crise, todo mundo sabe, mas às vezes as reformas não podem esperar. Sua família cresceu ou vai crescer, você deseja um local para receber os amigos em casa e assim por diante. Motivos para reformar a cozinha não faltam e, ainda que você esteja com a grana curta, isso é possível.

Existem muitas formas e boas dicas de reformar a cozinha sem ter que gastar muito e não desequilibrar as contas. Você pode alterar totalmente o visual da sua cozinha mudando pequenas coisas. As alterações ocorrerão em alguns detalhes da cozinha, já que modificá-la toda custaria muito dinheiro.

E, para mostrar isso, vamos te ensinar como reformar cozinha com pouco dinheiro. Abaixo abordamos vários locais para que essa transformação ocorra. Confira!

Como reformar cozinha com pouco dinheiro – Paredes

Você pode inovar a aparência de sua cozinha através das paredes. E as formas de fazer isso são variadas, veja como.

  • Adesivos

reformar cozinha com pouco dinheiro - adesivo parede

A grande tendência é o uso de adesivos, por serem fáceis de aplicar e trazerem um resultado surpreendente. Os adesivos podem acrescentar estampas, cores e texturas aos revestimentos.

Eles podem fazer a linha comportado ou engraçado. Tudo vai depender do estilo de decoração de sua cozinha. Isso significa que esse ambiente pode ficar de cara nova sem precisar quebrar um azulejo ou bater um martelo.

  • Pastilhas e cerâmicas

reformar cozinha com pouco dinheiro - pastilha parede

Elas vêm com padrões geométricos, em formas hexagonais em alta. A indústria cerâmica trouxe também peças de porcelanato maiores capazes de imitar com perfeição o mármore, a madeira e o aço corten. 

É outra ótima forma de reformar a cozinha sem precisar gastar muito. Já pensou se você fosse comprar pedras de mármore para essa finalidade? Os custos seriam muito maiores.

reformar cozinha com pouco dinheiro - porcelanato imita marmore

O uso do tijolinho exposto continua em alta e promete permanecer por muito tempo. E o estilo industrial tem crescido principalmente entre os jovens.

O efeito de tijolinho também pode ser alcançado com o uso de adesivo ou no estilo faça você mesmo.

reformar cozinha com pouco dinheiro - tijolinho

  • Tinta lousa

reformar cozinha com pouco dinheiro - parede lousa

Essa técnica tem feito o maior sucesso, mantém o ambiente atualizado e divertido, e ainda estreita os laços familiares. É só pegar o giz e deixar aquele recadinho carinhoso.  

Ou tornar a parede funcional e anotar receitas ou a lista de compras. Vai convidar os amigos para um jantar ou almoço? Você pode anotar o menu na parede ou fazer uma votação sobre quais serão os pratos do dia. Dá para ter uma infinidade de ideias com uma parede assim e voltar a ser criança desenhando enquanto batem papo.

Como reformar cozinha com pouco dinheiro – Iluminação

reformar cozinha com pouco dinheiro - iluminação

Os projetos de decoração modernos trazem dois tipos de iluminação na cozinha, a iluminação funcional e a iluminação decorativa.

Para a iluminação funcional as lâmpadas mais populares são as fluorescentes e iluminação de baixa tensão. A iluminação geral deve ser difusa e ampla para todo o ambiente.

O ideal é que nas bancadas usadas com freqüência, fogão e pia a iluminação seja direta ou pontual.A posição da iluminação pontual deve ser exatamente sobre a bancada de trabalho, caso contrário causará sombra. Mas cuidado para que as lâmpadas não fiquem muito próximas do balcão ou mesa, pois podem aquecer o ambiente e incomodar quem estiver por perto.

Geralmente são usados spots, pendentes ou até trilhos. Escolha as lâmpadas incandescentes (entre elas, as dicróicas) e os LEDs (80 a 90). A iluminação da mesa de jantar pode ser feita através de pendente, plafond ou lâmpadas embutidas no forro.

reformar cozinha com pouco dinheiro - iluminação 2

Como reformar cozinha com pouco dinheiro – Torneiras

reformar cozinha com pouco dinheiro - Torneiras

Existem vários tipos e estilos de torneira. Você deve escolher sua torneira de acordo com o estilo de seu projeto ou pela funcionalidade. Com filtro ou com  Sua cozinha pode ter uma torneira simples, com filtro, misturador, monocomando e torneira gourmet.

Além de todas essas dicas para por em prática, você também pode fazer outras coisas para deixar a sua cozinha mais diferente, bonita e sem gastar muito. Por exemplo, pode fazer uma pequena horta, colocar ímãs divertidos na geladeira, quadros para ir colocando as tampas das garrafas abertas dentro e assim por diante.

Você tem outras boas ideias de como reformar a cozinha gastando pouco? Comente aqui e compartilhe com outras pessoas!