Água para o café: por que ela é tão importante?

Quem não gosta de um bom café? Ele é bem-vindo em todas as horas: depois do almoço, no café da manhã, servir para uma visita e assim por diante. Algo que as pessoas se preocupam muito na hora de preparar essa ótima bebida é com o grão. Porém, existe outro ingrediente muito importante: a água para o café. Ela também é a responsável por fazer um café saboroso. 

Ter uma água de qualidade para preparar a bebida também faz diferença no sabor do café. É importante que ela seja filtrada e tenha um elevado grau de pureza para mostrar o real sabor do grão de café escolhido.

Vamos entender agora por que uma água para o café de qualidade faz a diferença. Acompanhe!

Por que usar água filtrada para o café?

As pessoas se preocupam muito com o grão do café e acabam esquecendo que aquela xícara que tomamos é composta de 95% de água. E o grande problema de uma água não filtrada é o fato de que ela possui uma grande quantidade de cloro. Essa substância, por sua vez, destrói alguns óleos presentes no grão do café e isso modifica o sabor original da bebida.

Assim, o ideal é ter uma torneira filtro. Assim, não estamos falando da água filtrada comum ou mineral, mas de um filtro mais específico, que remove boa parte de aditivos químicos e impurezas presentes na água da torneira.

Veja mais opções de torneira filtro

Como utilizar a água para o café da maneira correta?

Bom, além de uma água de qualidade, outros fatores precisam ser levados em consideração na hora de preparar o café. Veja agora quais são eles!

Temperatura

É um detalhe que faz toda a diferença e na hora de preparar o seu café é bom ficar atento à temperatura. A mais indicada fica entre 92° e 96°C. Se a água estiver quente demais, por exemplo, quando deixamos ferver e está em 100°, a temperatura altera o sabor do café porque, literalmente, “queima” alguns grãos. Muito fria também não ajuda, pois não é capaz de fazer você aproveitar ao máximo todo o sabor que o café pode oferecer.

Não quer ficar o tempo todo medindo a temperatura da água. Então, lá vai uma dica bem simples: espere a água ferver, desligue a chama e aguarde 3 minutos. A temperatura estará entre 92 e 95 graus.

Pó do café

É claro que o pó do café faz toda a diferença né? Quem não gosta daquele pó moído na hora na padaria do bairro? Tomar um café fresquinho e sentindo o sabor do café de verdade? Mas, para apreciar a bebida ao máximo, é preciso saber sobre o tipo de moagem. Um pó muito fino, passa pelo filtro e deixa aquele pó no fundo da xícara.

No momento do preparo também é interessante saber qual é a quantidade de pó ideal para a quantidade ideal de água. Há um padrão de 1 grama para 16 ml, mas também há uma proporção de 1 grama para 10 ml.

Tempo de contato

O tempo em que o café é coado, ou seja, o tempo que o pó fica em contato com água quente também é importante. Então, por exemplo, o tempo de infusão para café de moagem fina é de 4 minutos, o de moagem média é de 4 a 6 minutos e, por fim, o tempo para café de moagem grossa é entre 6 e 9 minutos. 

Saber qual água para o café usar é importante e muda o sabor da bebida. E você? Como prepara o seu café? Conta pra gente!

Tags: ,