5 dicas imperdíveis para conseguir a cozinha dos sonhos

A cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa. É lá que muitas famílias e amigos se reúnem para preparar a refeição e também para comer. É também um local no qual é preciso guardar muitas coisas e ter o máximo de organização e limpeza. Por isso, ter a cozinha dos sonhos pode parecer, para muitos, uma tarefa quase impossível.

Mas a verdade é que é bem possível e você pode conquistar a cozinha que sempre desejou apenas se organizando melhor. Não só financeiramente, mas fazendo um planejamento com um passo a passo e determinando quais são as prioridades.

Para ajudá-lo ou ajudá-la a conquistar esse sonho, confira abaixo as dicas que a Toc Casa preparou para você!

cozinha dos sonhos

Como conseguir a cozinha dos sonhos

1. Estabeleça as prioridades

Não importa qual é o tamanho da sua cozinha, o essencial precisa estar presente. Geladeira, fogão, pia, uma boa torneira, uma bancada, entre outros itens necessários.

Dessa forma, faça uma lista de quais são esses itens que não podem faltar na sua cozinha de forma alguma. Isso é ainda mais importante para aquelas pessoas que adoram cozinhar.

2. Saiba o que já tem

Se você já tem os itens da cozinha e pretende reformá-la ou mudar de casa, precisa fazer uma espécie de inventário com tudo o que já possui. Separe a lista da mobília que fica “fixa” como fogão, armários e geladeira dos itens que podem ser mudados de lugar a qualquer momento como utensílios de cozinha, cadeiras, mesa (se não for uma ilha ou bancada), entre outros.

3. Deixe o que realmente precisa

Essa é uma dica muito importante para conquistar a cozinha dos sonhos. Afinal de contas, tê-la não se trata apenas de estética, mas também de funcionalidade. Para que ocupar uma gaveta ou uma parte do armário e prateleiras com itens que não usa mais. É claro que se for uma peça que possui um valor sentimental, você pode mantê-lo em casa. Se não, pode doar ou vender.

4. Pense na rotina

Novamente voltamos para a questão funcionalidade. Uma cozinha que não está adequada para o seu dia a dia pode atrapalhar e muito e se tornar um verdadeiro pesadelo. Pense, bem: já pensou ter que remover vários potes e panelas da frente dos mantimentos como temperos que estão no fundo do armário?

Então, comece a pensar nos itens e alimentos que utiliza com mais frequência não só na hora em que vai fazer uma refeição, como também no momento do lanche. Os utensílios que mais usa devem ficar sempre na parte de cima, ao alcance das mãos.

5. Pense na decoração

Essa é uma das tarefas mais divertidas quando o assunto é criar a cozinha dos sonhos. Pense nas cores dos móveis e eletrodomésticos e como elas podem entrar em harmonia com o restante do ambiente. Até mesmo a sua torneira deve ser bem pensada. Um design moderno de uma torneira colorida pode ser aquela cereja no topo do bolo. Você pode usar quadros ou pintar uma parede de um jeito diferente e divertido.

Quer a cozinha dos sonhos? Então, confira tudo o que precisa saber sobre reforma de cozinha para 2020!